formação Igreja

O Piedoso uso do Véu

Escrito por Amor Mariano

 

Muitas meninas tem nos pedido informações sobre o uso do véu na Santa Missa, então aqui estão algumas informações que podem ser úteis. Acompanhem!

O uso do véu na Santa Missa vem desde o inicio do cristianismo no Oriente. Alem de ser um preceito bíblico se preservou na Igreja de Cristo por milênios. E ainda é seguido por grupos tradicionais e conservadores pela Igreja Católica romana e pelas demais Igrejas do Oriente.

Antigamente o uso do véu era obrigatório em toda Santa Missa, após o CVII retirou-se a obrigatoriedade do uso do véu. O referido concilio afirma que a moça ou senhora pode ou não usar o véu na Santa Missa. Ou seja, não foi retirado o costume, as moças e senhoras que assim desejarem podem ainda fazer uso deste belo costume. Muitas pensam que o véu foi abolido, mas como mostramos agora isso não é verdade. Ainda existem piedosas mulheres que usam em toda parte do mundo.

O Uso do véu na Santa Missa além de ser um belo costume é extremamente importante para manter a modéstia dentro da Igreja, e o devido respeito à presença do Senhor. Todas as moças deveriam usar ainda em toda santa missa, e também na hora da confissão.

 

O uso do véu na Igreja tem referência bíblica:

“Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor. E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?

(I Cor 11, 4-13)

Está escrito no Código de Direito Canônico de 1917: Cânon 1262, que a mulher tem que cobrir sua cabeça-“especialmente quando se aproximam da mesa sagrada (altar)”. “Mulieres autem, capite cooperto et modest vestitae, maxime cum ad mesnam Domincam accedunt”. Quando o Código de Direito Canônico de 1983 foi produzido, a questão do véu simplesmente não foi mencionada (não foi abolida, simplesmente não mencionada). De qualquer forma, Cânones 20-21 do Código de Direito Canônico de 1983 deixa claro que a nova Lei Canônica só abole a Velha Lei Canônica quando eles escreverem explicitamente isto, e que em caso de dúvidas, a Lei Antiga não deve ser revogada, pelo contrario; Cânon 20 (Código Direito Canônico). Consequentemente, de acordo com a Lei Canônica e o costume, a mulher continua tendo o dever de cobrir sua cabeça. [2]

Como sempre esteve escrito nos documentos da Igreja, nenhuma mulher precisa de autorização de sacerdotes para fazer uso do véu. O sacerdote que proíbe ou não permite o uso está em desacordo com os ensinamentos da Igreja e a tradição Católica. Portanto, é decisão sua usar o véu na missa. As meninas que passarem por este constrangimento sugiro que procurem uma outra paróquia e se tiverem Missa Tridentina em sua cidade participem somente dela.

 

Ainda em respeito ao véu, ele deve ser usado em toda Santa Missa, e também na hora da confissão. Para aquelas que não sabem onde compram seu véu, podem procurar uma renda bonita em uma loja de tecidos e levar a uma costureira, é simples é só colocar uma rendinha como acabamento e está pronto! Pode até ser feito em casa para as moças que tem máquina de costura.  Os véus podem ser comprados no Instituto Hesed (Fortaleza), fundado pela Madre Kelly Patrícia, e Jane. Ou se você preferir pode também achar alguns modelos para comprar o seu véu pela internet, por isso vou deixar dois links para quem quiser comprar seus véus. O blog Servindo por Amor e também Comunidade Missionária Mariana na Modéstia.

 

E quanto as cores dos véus?

Sempre foi tradição da Igreja no Brasil as moças solteiras usarem o véu branco, como sinal de pureza. E as casadas podem usar o véu preto. Porém não é regra estabelecida, nada impede que a casada por exemplo use um véu na cor cinza, ou bege (o branco para casadas não é adequado). Até mesmo cores como azul claro, ou rosa podem ser usados (sempre usando o bom senso e com cautela). Vejam algumas fotos de cores de véu abaixo.

 

Véu preto para casadas:

1

Véu branco para solteiras:

2

3

Véu cinza, pode ser usado também por senhoras casadas:

4

Outras fotos de moças com véus:

5

6

Há quem diga que o uso do véu na missa é uma atitude machista, nada mais falso e errado. Como disse o Padre Paulo Ricardo“Tudo o que é sagrado a Igreja cobre com um véu.”. Ele nos ajuda a nos manter mais centradas sem olhar para o lado, e a assistir a Santa Missa com maior devoção. O objetivo do véu é para nos escondermos, que nós não sejamos o centro, mas sim apenas o Senhor, aquele que tudo pode e nem o universo inteiro pode conter.

São Padre Pio de Pietrelcina é um santo recente e na porta da sua Igreja ele proibia as mulheres de entrarem mal vestidas na Igreja, ou sem o seu véu. Veja o cartaz fixado na porta da sua paróquia:

“A Igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu sobre sua cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos.”[1]

 Fontes:  [1] Bishop Bernard Fellay. The Dignity of Women: The Misplaced Notions of Feminism. | [2] Consagrados de Maria Santíssima.

Artigo retirado de: floresdamodestia.blogspot.com.br

Sobre o autor

Amor Mariano

  • amormariano

    Sua benção Padre Orlando!

    Como dói meu coração ver um comentário tão infeliz e protestantizado vindo de um sacerdote! Aliás até os protestantes (em alguns casos) tem guardado melhor a tradição do que os católicos e isso por conta de Sacerdotes que tem o pensamento como o do senhor, pensamento que vem de satanás, pensamento que é simplesmente para destruir a Santa Igreja!

    O que tem haver o fato do uso do véu ser uma tradição, ou como o senhor afirma “uma fé antiga”??? A Igreja Católica acabou com o Concílio Vaticano II e surgiu uma nova igreja??? As leis e costumes da Igreja foram revogados e condenados???? Nos mostre onde e por quem??

    Se o interior de um fiel continuar vazio é por incompetência dos Sacerdotes (não todos pois temos alguns bons Sacerdotes)que ha muito tempo já não seguem mais a Cristo e sim ao inimigo de Cristo!

    Peço perdão pelo desabafo Padre, mais não posso ouvir um homem que deveria ser defensor da Santa Igreja trabalhando para destruí-la! Vou rezar pela sua conversão, reze também por mim!

    Salve Maria e Viva Cristo Rei!

    • Antonio

      A paz de Deus esteja com todos, o uso do véu pela mulheres não é costume, é um mandamento!!! 1°Corintios 11,
      Observação:Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.1 Coríntios 11:16

  • Letícia Rocha

    muito bom! tirou a maioria das minha dúvidas!(:

  • Ana

    Sua benção, pe. Orlando. Perdoe-me a insolência ao confrontá-lo… Mas o senhor, que certamente atende a muitas confissões, conhece a fraqueza humana. Também conheço em alguma medida, visto que sou psicóloga. E é por conhecer essa fraqueza que entendo a importância de sinais concretos para o ser humano. Aliás, não é nisso que consistem os sacramentos? Sinais visíveis da Graça – invisível – de Deus? É claro que a pureza de uma mulher não está no exterior, no que ela veste. Mas seu modo de vestir bem pode ser um “lembrete” de como ela deve conduzir seu interior… Por que um batizando usa vestes brancas? Por que um sacerdote usa paramentos? Nos dias de hoje, em que se incentiva às mulheres comportarem-se como homens – sendo “lobas”, deixando de lado a maternidade, priorizando o poder, fazendo-as crer que não estão se tornando objetos de prazer, na medida em que também elas podem fazer dos homens seus “bibelôs” – creio ser mais necessário do que nunca o retorno aos costumes que nos lembram quem somos e a que viemos, que nos ajudem a encontrar o recolhimento tão importante para o cultivo da vida espiritual. E padre, o véu ajuda, sim, nesse recolhimento. Pelo simples fato de haver esse pequeno objeto que externa a situação de oração, deixando claro, para si é para os outros, que o momento não é propício para bate-papos ou paqueras. É o momento para Deus.

  • Tainara Fernanda

    Gostaria de saber se mesmo impuras as jovens podem usar o véu branco

    • Gabrielle Carvalho

      Tainara, a pureza não esta apenas na sua virgindade. Muitas meninas ja perderam a virgindade, porem, Deus é misericordioso e perdoa nossas falhas. Caso isso tenha acontecido com voce, viva a castidade e não peque mais. O véu mostra a pureza de sua alma. O véu branco é destinado para as solteiras e celibatarias por exemplo. Espero ter ajudado. Deus a abençoe e glórias a Jesus por Maria pela sua vida, santa.

  • Ana Maria Azevedo

    Eu sinto no coração usar o véu, gostei da dica de usar de outra cor, pois preto nao sinto bem, e sinto calor passo ate mal, pois a igreja participo muito quente, gostei do tom cinza.

  • Ana Maria Azevedo

    Eu tambem , gostei do veu de outro tom , cor cinza ou bege. sinto Jesus pedi pra usar em reparação

    • Evaristo Marques

      na minha igreja o véu é branco filó e renda ao redor com modéstia sem chamar a atenção é branco para ,casadas ou solteiras , Ivone Marques

  • Jéssica Cseminski

    Faz tempo que quero usar o véu…. E fui deixando, mas fui buscar informações lendo e aprendi o significado o quanto é importante.
    Quero fazer uma pergunta, Eu vou a Missa de saia ou vestido e outros casos calça,mas modestas.
    Quero saber se é errado usar saia ou vestido na Missa e no cotidiano usar outras roupas,mas que não sejam exageradas? Ou usar o véu com calça com uma blusa grande por cima ?
    Obrigada…

    • ivone

      o normal é usar o véu com saia ou vestido, com calça não combina

      • Leidyanne

        Não combina tudo bem mas posso usar mesmo assim com calça ? Ou devo ir de saia as missas, e poder usar sem culpa a calça no cotidiano ?

  • Evaristo Marques

    gostei muito da volta do véu quando jovem usava na santa missa ivone

  • Viviane Vidal

    O véu pode ser usado em celebração da palavra, celebrada por diácono por exemplo ou apenas em missas ?

  • Isah Fonseca

    Gostaria de saber se moças que não são mais virgens, porém são solteiras, podem ainda assim usar o véu branco?