Artigos Perfeita Devoção a Maria

Carta aos Consagrados à Santíssima Virgem – 2013

Escrito por Amor Mariano

A Causa da nossa Alegria!

Venha a nós o Reino de Jesus Cristo, por meio do Reino de Maria!

Até a poucos anos atrás, o maravilhoso “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” era virtualmente desconhecido pelos católicos do nosso tempo. Em 2012, celebramos os 300 anos do “Tratado”, e esta Obra de São Luis Maria Montfort passa ser mais conhecida entre os católicos do Brasil.

Nos últimos anos, dezenas de milhares de brasileiros fizeram a Consagração Total a Nossa Mãe Santíssima, como São Luis ensina no “Tratado” (TVD). A partir de agora, muitos nos procurarão para saber mais sobre o livro e esta Consagração, e caberá aos que já são Consagrados a propagação maior desta Devoção. Sejamos, portanto, os Apóstolos da Consagração!

Queremos com isso responder a mensagem de Fátima (Portugal, 1917), onde a Santíssima Virgem disse: “Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração.” E prometeu: “Por fim, o Meu Imaculado Coração Triunfará”. Este Triunfo São Luis identifica como o Reino de Maria nos corações (TVD, n. 37-38), e por meio Dela, o Reino Eucarístico de Jesus Cristo (TVD, n. 1) e a ação abundante dos dons do Espírito Santo nas almas  (“TVD, n. 217). Que venha, então, o Triunfo!

Estávamos há poucas horas da publicação desta carta em nosso site, quando fomos surpreendidos pela notícia que o Santo Padre Bento XVI apresentou a sua declaração de renúncia. Somos gratos pelo bem que Bento XVI fez à Santa Igreja, e pelo legado deixado aos seus Sucessores. Como Consagrados a Virgem Maria, busquemos, como Bento XVI nos deu o exemplo, sermos verdadeiros adoradores de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Própria Hóstia Consagrada, tratando o Corpo de Deus com toda adoração, amor, zelo e reverência. Busquemos também crescer no amor à Santa Igreja, sobretudo amando, conhecendo, estudando e propagando também o Catecismo da Igreja Católica, de maneira especial neste Ano da Fé, como o próprio Bento XVI tanto nos exortou.

Neste ano de 2013, teremos a nossa IV Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria. É o ano também em que o Brasil receberá o Papa, na “Jornada Mundial da Juventude”. Por isso, nossos olhares se voltam com mais intensidade para os jovens, a exemplo do Beato João Paulo II, o qual esperamos ansiosamente a canonização. É ele o Papa de Maria, Consagrado à Ela pelo método de São Luis sob o lema “Tutus Tuus”. Tendo ele este ardor pela salvação das almas, é inspiração dele a “Jornada Mundial da Juventude”, levando pelo mundo a Cruz e o Ícone da Virgem Maria.

Como João Paulo II, vamos nos entregar especialmente pela santificação dos jovens. E como Consagrados a Virgem Maria, vamos nos entregar para que também eles conheçam esta Consagração e possam se Consagrar. Que nós tenhamos todo amor, paciência, santidade e criatividade para isso.

O Santo Padre Bento XVI, em sua mensagem dirigida a Jornada da Juventude de 2012, afirmou:

“Maria (…) é chamada «causa da nossa alegria» porque nos deu Jesus. Ela introduzir-vos-á naquela alegria que ninguém vos poderá tirar!”

Que de fato, a Virgem Maria seja a Causa da Alegria da Juventude Católica no Brasil, também pela vivência da Consagração Total a Ela!

Para que também a Consagração, enquanto meio para renovação e vivência plena do nosso Batismo (TVD, n. 126-130), possa suscitar santas e numerosas vocações ao Sacerdócio, à Vida Consagrada, à Vida Missionária e famílias santas que possam gerar filhos santos para Deus!

É a Virgem Maria Quem gera o Cristo em nós (TVD, n. 30-35), e por isso Ela é também a Mãe da Vocações.

Algumas questões práticas:

  • DATA DE CONCLUSÃO DA IV CAMPANHA NACIONAL: A data da conclusão da IV Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria já está marcada: 08 de Dezembro de 2013, Solenidade da Imaculada Conceição. Como será em um Domingo, facilitará para que realizemos encontros de dois dias (07 e 08 de Dezembro)
  • CONSAGRA-TE: Para que as Consagrações se propaguem, é importante realizarmos nas diversas cidades um encontro com o nome de “Consagra-te”, onde se apresente a Consagração Total pelo método de São Luis, para a partir do encontro formarmos os grupos de preparação. Se visarmos a Consagração em 08 de Dezembro, Sugerimos que estes encontros aconteçam até o mês de Setembro, para haver tempo hábil das pessoas estudarem o “Tratado” e realizarem as orações preparatórias.
  • MEMÓRIA DE SÃO LUIS MONTFORT: Celebremos, solenemente, a memória de São Luis Maria de Montfort, no dia 28 de Abril. É importante lembrarmos-nos desta data em nossas Paróquias, Comunidades e Grupos, também como meio para propagarmos a Consagração Total.
  • SÚPLICA PARA AO ANO MARIANO EM 2016-2017 e DOUTORIZAÇÃO DE SÃO LUIS:  nos preparamos para o Centenário das Aparições da Santíssima Virgem em Fátima, que celebraremos no ano de 2017, bem como para os 300 anos da morte de São Luis Montfort em 2016. Para isso, supliquemos a Deus e ao Papa a graça de um Ano Mariano em 2016-2017, bem como a elevação São Luis Montfort ao caráter de Doutor da Igreja.
  • IMPORTANTE: Convocamos todos os Consagrados, dos vários grupos, movimentos e comunidades, para se unirem em oração conosco nestes empreendimentos, a oferecerem jejum e penitência a Deus por meio da Santíssima Virgem em vista que os Seus Planos se realizem, e para tomarem as devidas iniciativas para que estes eventos aconteçam em suas cidades.

Estas são as aspirações dos Representantes da Campanha Nacional de Consagrações à Virgem Maria, reunidos em nosso Encontro Nacional de Lideranças Católicas e Pró-Vida, realizado nos dias 11 à 13 de Janeiro de 2013, na cidade de Luziânia-GO.

Equipe Consagra-te – 11 de Fevereiro de 2013, 155 anos das Aparições da Santíssima Virgem em Lourdes
Fonte: consagrate.com

Sobre o autor

Amor Mariano

  • José Osivan Barbosa de Lima

    Essa campanha é importante vale a pena ser feita com amor e fé.